Ramon Cassini

Animal

Alimentos perigosos para seu pet


19/12/2016

Muitas vezes, vejo meus amigos compartilhando alimentos de humanos com os animais de estimação. Essa atitude, além de induzir hábitos ruins nos animaizinhos, como, por exemplo, ficar pedindo comida na hora das refeições, pode causar danos aos bichinhos, pois alguns alimentos podem ser muito perigosos para os pets. Hoje, existem no mercado rações de alta qualidade que suprem qualquer necessidade alimentar dos animais. Também temos à disposição do consumidor uma variedade muito grande de petiscos, próprios para os pets. Por isso, deixe-os longe dos nossos alimentos. Não tenha pena: você, na verdade, estará fazendo um bem enorme à saúde deles. Lembrem-se sempre que, apesar de cães e gatos serem mamíferos, assim como nós, o organismo deles não funciona exatamente como o nosso.

Alguns alimentos que os animais devem evitar; todos eles são venenosos de alguma forma:

Alimentos açucarados: os açúcares podem levar ao aparecimento de problemas dentários. Além disso, gorduras em excesso geram alterações hepáticas, como a esteatose (doença que provoca acúmulo de gordura no fígado). Também, o sistema digestório de cães e gatos não está preparado para o consumo de açúcar, o que pode provocar desarranjos intestinais que podem evoluir para uma gastroenterite aguda. Chocolate, café, chá e outras cafeínas: por ser rico em teobromina, é altamente tóxico. É preciso se atentar pois, mesmo em pequenas quantidades, causa arritmias que podem matá-los. Pode resultar em aumento da respiração e da frequência cardíaca, e afeta o sistema nervoso central. O envenenamento por chocolate pode causar batimentos cardíacos irregulares, agitação, hiperatividade, diarreia, vômitos, respiração ofegante, tremores musculares, dor abdominal, sangue na urina e aumento da temperatura corporal. Em grandes quantidades, o chocolate provoca o coma e até a morte. Se o seu animal comeu uma grande quantidade de chocolate, procure saber como proceder com um veterinário, pois os efeitos muitas vezes sóvêm horas depois.

Bebidas alcoólicas: Qualquer tipo de álcool pode ser tóxico para o animal, podendo causar coma ou até morte. O trânsito do alimento pelo sistema digestório dos cães e gatos é bem mais rápido que o do ser humano, o que leva a uma absorção elevada do álcool no organismo deles. Não pense que existe alguma margem segura. Qualquer quantidade de álcool sobrecarrega fígado, pâncreas e rins. Portanto, nao compartilhe jamais seus alimentos com os pets.

Publicidade Notícias - 1
Publicidade Notícias - 2
Publicidade Notícias - 3