Cursos Superiores serão oferecidos pela UFV em Pará de Minas


06/07/2017

Pará de Minas poderá ter em breve cursos superiores na área de engenharia em uma extensão da Universidade Federal de Viçosa. A Prefeitura agora busca parceiros para colocar o projeto em prática.

Mais um passo para a concretização da ideia foi dado na tarde desta terça-feira, 4 de julho. A proposta da Prefeitura de Pará de Minas já foi feita à reitoria da UFV que sinalizou a parceria de forma positiva. Em busca de viabilizar o oferecimento dos cursos, o Prefeito Elias Diniz se reuniu com o Presidente da FIEMG, Olavo Machado, na sede da Federação em Belo Horizonte. "A parceria envolvendo o Senai e a FIEMG vem para que possamos consolidar esse projeto. A recepção por parte do Presidente foi significativa para o sucesso da proposta feita à universidade", disse Elias.

O Presidente da FIEMG se comprometeu a apoiar a parceria entre Prefeitura e UFV. "A FIEMG tem obrigação de estar junto com a Prefeitura neste projeto. Pará de Minas tem uma importância muito grande para nós. A indústria precisa de prefeitos que tenham este tipo de atitude, ousadia e protagonismo. Com nossos programas de valorização da engenharia, está certo que o município fará parte dos projetos que estiverem ao nosso alcance", disse Olavo Machado.

Inicialmente o objetivo é que as aulas sejam ministradas no prédio da Escola Estadual Fernando Otávio, no período noturno, e também na escola do Senai e no Aeroporto Municipal. As negociações com a universidade já estão avançadas. "A reitora da UFV apoia todos os nossos projetos. O que precisamos agora é que o MEC destine os professores para que possamos fazer a extensão do Campus. Então, em breve nós poderemos ter os cursos de engenharia voltados à agroindústria e à aeronáutica", explicou o Prefeito. "A proposta está sendo discutida. Estamos trabalhando junto com a Prefeitura buscando parceiros, inclusive em Brasília, junto ao MEC. A reitoria da UFV vem trabalhando conjuntamente para que no futuro consigamos efetivar esta ideia. O Campus de Florestal tem uma tendência de se expandir, por isso estamos buscando recursos e um planejamento futuro para atender Pará de Minas", disse Marco Antônio de Oliveira, Diretor do Campus UFV/ Florestal.

O Deputado Inácio Franco, que participou da reunião na FIEMG, também trabalha junto à Prefeitura de Pará de Minas na busca de parceiros. "Pará de Minas tem tudo para receber a escola de engenharia. Foi uma ideia fantástica da Administração Municipal que saiu na frente e com o apoio da FIEMG nós temos certeza que vai dar certo", disse.

Para o representante do CREA Minas e presidente de Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Pará de Minas, Ildes Pacheco, a cidade tem muito a ganhar com a chegada dos cursos na área. "Hoje em dia a busca por produtos manufaturados necessitam cada vez mais da tecnologia das indústrias. Para que isso aconteça, sempre está por trás a figura de um engenheiro com formação contemporânea. Por isso a importância em Pará de Minas ter cursos de graduação na área de engenharia. O CREA apoia desde o início esta iniciativa", disse.

Acompanharam a reunião o empresário Pará-minense e também membro do Conselho Fiscal da FIEMG, Ralph Perrupato, além do empresário Carlos Barroca, representante do Grupo Mais.


Fonte | Fotografia: Portal da Prefeitura de Pará de Minas

Publicidade Notícias - 1
Publicidade Notícias - 2
Publicidade Notícias - 3