Eduardo Barbosa traz recursos para estimular a atividade física em Pará de Minas


10/07/2017

Com a intenção de disseminar o hábito do exercício físico em praças e espaços públicos de Pará de Minas, o deputado Eduardo Barbosa acaba de anunciar a liberação de recursos federais no valor de R$ 97.600,00 para instalação de novas academias ao ar livre.

Segundo o deputado, a emenda para aquisição dos equipamentos foi definida depois de ouvir os pedidos dos frequentadores da Praça da Independência, no Centro, e dos moradores dos bairros São José, Grão Pará e Vila Ferreira, além da comunidade rural do distrito de Ascensão. Ele justificou a iniciativa dizendo que investir em academias ao ar livre contribui para a que a população abrace hábitos mais saudáveis de vida, prevenindo doenças e combatendo o estresse, a obesidade e o sedentarismo. "Quem chega em Pará de Minas pelo trevo da Francap percebe a disposição dos frequentadores da academia que está instalada naquela proximidade. O que eu pretendo com essa nova ação é espalhar pela cidade mais aparelhos, permitindo a um maior número de pessoas a oportunidade de fazer o seu exercício gratuitamente", explicou.

Com o dinheiro já assegurado, ele espera que a Prefeitura faça a licitação para a compra dos equipamentos até o final do ano para garantir o atendimento dos locais selecionados. Caso contrário, o aumento nos preços dos equipamentos vai impedir a instalação das cinco academias autorizadas pela emenda do deputado. "Vou continuar trabalhando para que, gradativamente, cada um dos nossos bairros e distritos tenham um conjunto desses instalados", confirmou.

Eduardo Barbosa explicou que investir em academias ao ar livre tem o peso de uma ação de saúde pública porque permite melhorar a resistência física e a qualidade de vida das pessoas, qualquer que seja a idade, peso ou sexo. "A única restrição são as crianças até 12 anos", disse. Outro benefício indireto, é a valorização do espaço público e o estímulo à convivência social, já que as academias criam atraem pessoas para áreas antes ociosas ou abandonadas.

O modelo básico é composto por equipamentos de ginástica com sete aparelhos adaptados para exercícios de musculação e alongamento – multi exercícios, rotação diagonal dupla, pressão de pernas duplo, caminhada duplo, remo individual, cavalgada duplo e esqui duplo.

Publicidade Notícias - 1
Publicidade Notícias - 2
Publicidade Notícias - 3