Moradores reclamam de aumento de mais de 100% do IPTU, e secretário esclarece sobre o porquê de cada valorização


20/11/2017

Nas últimas semanas, o Eu Curto Pará de Minas, tem recebido muitas reclamações em relação ao aumento do IPTU. A reclamações mostram a insatisfação dos moradores de Pará de Minas, que alegam aumentos de mais de 100%.

Para esclarecer mais sobre este assunto tão polêmico, conversamos com o Secretário Municipal de Fazenda, José Leonardo, que segundo ele, este aumento aconteceu devido a uma defasagem na valorização de imóveis e loteamentos de Pará de Minas. Ele explicou também que foi feita uma corretagem em todos os bairros, realizado por uma comissão que fez a reavaliação de cada local da cidade.

O secretário enfatizou que o IPTU foi baseado no valor de cada propriedade, 20% do valor do metro quadrado de lotes e 30% de imóveis. Desta forma, se a propriedade foi mais valorizada, a porcentagem de aumento final ficaria maior do que daquelas que não obtiveram tanta valorização. Nos casos de imóveis, ainda foi levado em consideração o tipo de construção para a corretagem.

José Leonardo ainda explica que o valor, de cada propriedade, que é a base do cálculo, não se aproxima do valor venal, ou seja, o que a propriedade de fato vale no caso de venda.




Higor Duarte

Publicidade Notícias - 1
Publicidade Notícias - 2
Publicidade Notícias - 3