Corrida de rua requer cuidados para ser praticada


15/03/2017

Em entrevista, nutricionista dá dicas sobre o que deve ser feito antes de se iniciar a prática esportiva.


Por Henrique Silva

Em uma pesquisa divulgada recentemente pelo IBOPE, mais de 6 milhões de pessoas praticam a corrida como forma preferida de atividade física. Uma grande parcela deste número, por incrível que pareça, não está dentro das academias, mas, sim, nas ruas e parques de todo o Brasil. Percebendo o crescimento do interesse público pelo esporte, principalmente o aeróbico, que ajuda no emagrecimento, muitas empresas e instituições têm apostado suas fichas no patrocínio e na realização de competições que incentivam cada vez mais a prática da corrida. É o caso do SICOOB Ascicred, que vai realizar em Pará de Minas, no dia 02 de abril. Mas praticar essa atividade física requer alguns cuidados, por isso, o #ECPM conversou com a nutricionista responsável pelo núcleo de atenção à saúde da UNIMED, Elba Almeida, para saber algumas dicas de como se preparar para o início da prática esportiva. Segundo ela, antes de se começar uma atividade que vá exigir do corpo um grande esforço físico, é necessário consultar um cardiologista e fazer alguns exames para saber se o coração está apto a lidar com o exercício. Além disso, procurar um nutricionista de confiança é recomendável, pois o profissional indicará quais alimentos e suplementos são necessários para auxiliar na execução das atividades. Sobre os benefícios da corrida para o corpo e a mente humana, Elba ressaltou que estes são inúmeros, como por exemplo: aumento da capacidade respiratória, redução do peso corporal, melhora no nível de colesterol, ativação da circulação sanguínea, diminuição de problemas cardíacos, melhora da qualidade do sono, além de proporcionar a sensação de bem-estar, diminuindo o estresse. A nutricionista destacou também alguns alimentos essenciais para a prática esportiva, como: banana, pasta de amendoim, aveia e pães integrais, que são ricos em proteínas e carboidratos, essenciais para dar energia ao corpo durante o exercício.

A reportagem também conversou com o presidente da Unimed de Pará de Minas, Dr. Rair Xavier, que falou sobre a parceria da associação com a 3ª edição da corrida "Nascidos para correr". Segundo ele, sendo a Unimed uma prestadora de serviços relacionados à saúde, não poderia ficar de fora deste projeto. Dr.Rair afirmou que é uma felicidade estar envolvido em um evento que tem como objetivo melhorar a saúde e a qualidade de vida de seus participantes. Segundo ele, este ano, a Unimed irá disponibilizar uma ambulância e promoverá diversos sorteios de squeezes (garrafinhas promocionais) para os participantes do evento.

Além de apoiar a corrida, a cooperativa de médicos promoverá e apoiará também outros eventos na cidade, como a 2ª edição do "Receite Cultura", que trará novamente a Pará de Minas a campanha de popularização do teatro e contará com peças e apresentações artísticas de nível municipal e estadual.

Publicidade Notícias - 1
Publicidade Notícias - 2
Publicidade Notícias - 3