Melasma: o que é, sintomas, tratamentos e causas

Por Ana Estelita em 30/01/2019 às 21:01:25

Melasma: saiba o que é essa mancha na peles que tanto incomoda homens e mulheres, principalmente no verão.

 

O melasma é uma mancha em tom amarronzado que surgem, geralmente, na testa, bochecha e buço.

O surgimento dessa temida mancha acontece após intensa exposição solar,  durante a gestação e devido ao uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.

Nossa pele contém células chamadas de melanócitos, cujo objetivo é a produção de melanina (pigmento da pele). Essas células podem ser hiperativadas por outro fator importante, o calor e o mormaço. Por isso, essas manchas se agravam no verão. Recebo vários pacientes se queixando que apesar de usar a proteção solar, chapéus ou não pegarem o sol diretamente na pele, acabam observando piora das manchas. Em geral, isso acontece pelo aquecimento da pele após exposição à altas temperaturas.

Tratamento

Não existe cura para o melasma, mas há diversas opções de controle. Os primeiros cuidados devem ser iniciados em casa, por orientações e recomendações de profissionais especializados, com uso tópico de cremes que contenham em sua composição ativos que inibem a hiperativação do melanócitos, são eles os ácidos kójico e mandélico, arbutin, idebenona, entre outros.

A vitamina C tem potente ação antioxidante e clareador, por isso recomendo sempre para meus pacientes intensificar o tratamento com a aplicação dela.

Uma curiosidade muito bacana que poucas pessoas sabem é que a vitamina C e/ou E quando aplicada antes do protetor solar potencializa o efeito do filtro solar.

Após os cuidados em casa, é necessário que o paciente dê continuidade no consultório com peelings, laser ou com microagulhamento. Esses são procedimentos bem tolerados e poucos agressivos.  


Prevenção

·         Uso de filtro solar todos os dias,  não se esquecendo da reaplicação de 3 em 3 horas.

·         Evitar exposição excessiva ao sol, calor ou mormaço.

·         Sempre que necessário resfriar a pele, a água termal é uma ótima alternativa.

·          Uso oral de comprimidos antioxidantes como o picnogenol. Eles ajudam a cortar o efeito danoso dos radicais livres sobre as células da nossa pele.

·         Alimentação balanceada, livre de açúcares e com carboidratos controlados ajudam muito no processo de prevenção e controle da mancha.