A Castração como controle populacional de cães e gatos.

Por Fernanda Rocha em 02/02/2019 às 12:19:03

A Castração como controle populacional de cães e gatos

Um dos maiores problemas que vivenciamos atualmente, em relação a cães e gatos de estimação, é o abandono e os maus tratos. Podemos andar pelas ruas de nossa querida Pará de Minas e deparar em todas as esquinas com animais revirando lixo, assustados andando entre os carros, esta cena se repete todos os dias, sem critérios de localização (o centro da cidade é prova disso). As políticas públicas viram as costas para este problema que também se trata de saúde publica. A rotina no consultório trouxe até mim informações tristes e reais sobre o sacrifício em massa praticado pelo canil municipal numa tentativa ultrapassada de controlar zoonoses emergentes. Acredito que o primeiro passo para solução desse problema é investir pesado na educação infantil garantindo a formação de adultos que respeitem a vida de modo geral.

Em síntese, os animais hoje encontrados nas ruas provavelmente nasceram em um lar e acabaram abandonados. O abandono de crias indesejáveis é muito comum!

A castração como método de conter a superpopulação de animais domésticos é o tratamento mais indicado. Além de impedir as crias indesejadas ela também contribui positivamente para a saúde do animal, evitando doenças do aparelho reprodutivo. Sendo, portanto, os ganhos à saúde, decorrente da esterilização, uma garantia de longevidade ao pet.

A prática de alimentar animais de rua contribui com esta situação, a partir do momento que você alimenta uma população de gatos no seu bairro, sem acolhê-los em sua casa e sem praticar métodos contraceptivos você acaba contribuindo ainda mais para o crescimento dessa população.

Muitas pessoas se sentem inseguras ao tomar a decisão de castra o seu pet, mas deixo aqui registrado a minha real opinião sobre esse tema: "QUEM AMA CASTRA".

Agende uma consulta e saiba tudo sobre o procedimento cirúrgico de castração em fêmeas e machos caninos ou felinos.



 Fernanda Rocha