Os efeitos dos alimentos na pele

Por Ana Estelita em 06/02/2019 às 23:59:00

Hoje vou falar um pouco dos efeitos que os alimentos podem causar na pele, sejam eles bons ou ruins.

Quem aí não gosta de comer umas besteirinhas as vezes ?

Pois é, conhecem aquele ditado "você é o que você come"?

É exatamente dessa forma que nossa pele responde ao que comemos. 

A pele absorve todos os bons nutrientes dos alimentos, por esse motivo o ideal é sempre manter uma alimentação balanceada com muitas vitaminas e minerais, sendo de extrema importância neutralizar os radicais livres ingerindo alimentos antioxidantes e melhorar a função do intestino para que a estética da epiderme seja cada vez melhor. 

Recebo em meu consultório muitos pacientes com peles oleosas e  acneicas, a forma de tratamento é com alimentação e produtos específicos para controle de oleosidade.

A alimentação é fundamental para controle da oleosidade, pois muitos estudos científicos comprovam que  a liberação de sebo da pele tem relação direta com alterações hormonais. E hoje  encontramos com muita facilidade no mercado alimentos ricos em agrotóxicos, industrializados com alto teor de sódio e gordura que quando ingeridos alteram nossos hormônios e prejudicam o funcionamento das glândulas sebáceas.

Um outro fator que contribui com a saúde e estética da nossa pele é a ingestão de água, ela hidrata desde a camada mais profunda. 

Fatores externos também ajudam nos cuidados da nossa epiderme para minimizar os efeitos precoce do envelhecimento, são eles: noites bem dormidas, praticar atividades físicas regulares, e a sensação de alegria e bem estar.

Todos estes são aliados a alimentação saudável trazendo ótimos resultados para a saúde da pele. 

Sugestão de alimentos para a saúde da pele: 

Uvas - rico em resveratrol, excelente antioxidante, combate os radicais livres, estimula a função do fígado. 

Castanhas - previne o envelhecimento e enrijece o tecido, mantém a elasticidade natural da pele. 

Tomates - contém grande quantidade de licopeno, ótimo antioxidante que combate os sinais do envelhecimento. Também contém vitamina A que é aliada para reparar as células danificadas da pele. 

Manga - rica em vitamina A, excelente antioxidante. 

Batata-doce - fontes de vitamina C e E, bioativos que previnem o envelhecimento precoce e é rica em fibras, regulando as funções intestinais.

Abacate - contém vitaminas A, D e E, também é rico em óleos, o que faz a pele ficar hidratada sem deixa-la oleosa.

Linhaça - estudos comprovam que  consumindo em quantidades regulares ela melhora o quadro de pacientes com psoríase e eczema deixando a pele hidratada. 

Frutas cítricas - por serem ricas em vitamina C que é antioxidante e estimula a produção de colágeno.

"mega 3 - atua como anti-inflamatório.

Alimentos que devem ser evitados pois deixam a pele oleosa e estimulam a acne

Chocolates, pimentas, amendoim, nozes, produtos lácteos (leites, iogurte, queijo), produtos industrializados com glúten ricos em sódio e gorduras, doces (açúcares em geral).